Precisa de Ajuda?
19/08/2021

Como é a experiência com o abuso de drogas?


Compartilhe:

Como é a experiência com o abuso de drogas ? Bom, essa é uma pergunta que deve ser respondida com base no relato de cada usuário. Quando falamos de experiência falamos de algo singular, particular e subjetivo. Cada um constrói sua própria relação com o consumo de drogas.

Entretanto, há alguns pontos que ajudam a entender melhor sobre essa experiência com o abuso de drogas.

No artigo de hoje você verá alguns desses pontos e saberá o que fazer para se livrar desse vício que tanto assola o usuário quanto os seus familiares. Confira!

Sobre o abuso de drogas

Para entender como é a experiência com o abuso de drogas é preciso compreender mais sobre o abuso de drogas em si. Este é um fenômeno que ocorre quando o sujeito perde o controle do consumo de qualquer substância tóxica.

Seja essa substância lícita, como o álcool, ou ilícita, como maconha, cocaína, LSD, entre outros.

Algumas pessoas fazem a utilização de drogas de forma social, entre amigos ou em alguma festa.

Quando esse uso é feito em qualquer horário do dia, atrapalhando o desempenho profissional, por exemplo, o uso é considerado abusivo. Nestes casos, uma intervenção terapêutica é indispensável.

O abuso acontece porque o corpo já guardou uma memória da substância de tal forma que ele sente a necessidade de consumir mais e mais drogas.

É por isso que se torna um vício. A substância altera o padrão de comportamento do organismo fazendo com que ela “peça” a droga. O tratamento põe um fim nesse pedido.

A relação do sujeito com a droga

Um ponto fundamental para entender como é a experiência com o abuso de drogas é compreender a relação do sujeito com a droga. Há sempre um motivo por trás de todo consumo de substância tóxica.
Há pessoas que utilizam essas substâncias para se divertir. Outras para se refugiar dos problemas.
Independente do caso, a relação será única. Mas dependendo do caso, a relação com a droga será mais estreita e íntima.
Isso porque, para certas pessoas, a droga ocupa um lugar central na vida. Somente no momento da drogadição que o usuário se sente alguém. Porém, os impactos na vida social são devastadores.

Os impactos da droga na vida do usuário

Seja como for a relação do sujeito com a droga, uma coisa é certa: essa substância impacta de forma significativa a vida do usuário.

Desde o corpo físico até o convívio em sociedade, as substâncias toxicológicas prejudicam a pessoa fazendo com que esta perca a sua saúde, o seu dinheiro e até mesmo sua família e amigos.

São poucas as empresas que entendem a dependência química como uma doença. Quando o funcionário viciado em drogas começa apresentar mal comportamento no trabalho, imediatamente ele é desligado da instituição.

Sem trabalho e sem dinheiro para alimentar o vício, alguns usuários podem até entrar para o mundo do crime.

O que fazer para se livrar do abuso de drogas

Agora que você já sabe como é a experiência com o abuso de drogas e os impactos que o vício pode causar, é hora de saber o que fazer para se livrar do abuso de drogas.
O primeiro passo é procurar tratamento. Quando o usuário já está na etapa de abuso, o vício já está instaurado. Sozinho ele não consegue abandonar o uso.
 
Isso porque, não é algo que depende de seu psicológico ou sua força de vontade, mas sim do seu organismo.
O seu corpo já está acostumado com a presença da droga e por isso pede a substância todos os dias. O usuário precisa passar por um processo de desintoxicação para que o corpo pare de pedir a substância.

Para concluir 

A experiência com o abuso de drogas é bem particular. Uns vão dizer que é boa, que causa uma sensação de prazer, de bem-estar.
Outros vão dizer que no momento é bom, mas depois surge arrependimento e sentimento de incapacidade, fragilidade e vulnerabilidade. 
De qualquer forma, independente da experiência, é preciso entender que a droga causa sérios prejuízos à vida do sujeito. Por isso, é preciso que haja tratamento.

Hoje em dia existem várias clínicas do Grupo Clínica de Reabilitação muito boas, especializada no tratamento de abuso de drogas. A ajuda profissional é fundamental para se curar desse mal.
 

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail