Tratamentos
Tratamento psiquiátrico para viciados
Se você está em busca de conhecimento sobre o tratamento psiquiátrico para viciados então está no lugar certo. Hoje vamos falar desse tipo de intervenção clínica que cuida não só da doença propriamente dita, como também de toda a vida do sujeito.
Aqui, você vai saber como funciona esse tipo de tratamento, sua importância, benefícios e onde encontrar. Aproveite as informações do texto para procurar ajuda hoje mesmo.
A dependência química é um mal que afeta não só o usuário, como também todos os que estão ao seu redor. Leia o artigo e saiba mais.
Como funciona o tratamento psiquiátrico para viciados?
Cada área da ciência apresenta um olhar específico acerca da dependência química. A psicanálise, por exemplo, procura entender a relação do sujeito com a droga.
Entendendo os motivos para o uso, o profissional busca orientar o indivíduo a procurar outras soluções para além da droga. Assim, modifica a interação com a substância.
Já a psiquiatria vê a dependência química como uma doença que pode desencadear outras doenças psíquicas, tais como depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia, entre muitas outras.
Nesta interação, a psiquiatria faz a intervenção medicamentosa para tratar o problema central e as doenças secundárias, caso tenha.
Na grande maioria dos casos, o psiquiatra recomenda o tratamento psicológico também.
Se o psicólogo atuar na abordagem da psicanálise, ele vai procurar entender os motivos que levaram o indivíduo a consumir drogas e assim modificar essa relação. Geralmente, essas intervenções são feitas em clínicas de reabilitação.
Importância do tratamento psiquiátrico para viciados
O tratamento psiquiátrico para viciados tem grande importância na vida do sujeito. Ele previne e trata doenças secundárias, como as doenças mentais.
É importante salientar que a dependência química além de ser considerada como doença pela Organização Mundial de Saúde, ela entra na categoria de doenças psíquicas.
É por isso que, o médico psiquiatra tem habilitação para tratar esse tipo de vício. Ele tem o conhecimento suficiente para entender como as medicações psiquiátricas interagem no organismo humano.
Com os remédios certos, o processo de desintoxicação é mais eficiente e o paciente consegue passar por todas as etapas.
Além disso, o médico vai avaliar a necessidade de fazer o tratamento no formato de internação ou não. A internação é indicada para casos mais graves onde o sujeito coloca a própria vida e a de outros em risco.
Conversando com a família e, por vezes, com o próprio dependente, o psiquiatra saberá como agir.
Benefícios do tratamento psiquiátrico para pessoas viciadas em drogas
O psiquiatra é aquele profissional responsável por fazer todo o encaminhamento do dependente na rede de serviços.
É ele quem avalia o quadro, a situação do sujeito e tem capacidade para aprovar e indicar a internação involuntária, caso tenha necessidade. Ele auxilia no processo de reabilitação do indivíduo.
Da mesma forma, ele indica o tratamento psicológico em boa parte dos casos. O psiquiatra tem uma visão integral do dependente químico.
Ele sabe que corpo e mente estão em íntima relação e por isso precisam de cuidados específicos. Por isso, caminha lado a lado com o psicólogo.
O psiquiatra também escuta a família. Ele entende o sofrimento dos familiares e sabe como é difícil ter um familiar dependente químico.
Em algumas instituições existem trabalhos terapêuticos com os parentes e/ou amigos do paciente. O profissional da psiquiatria é aquele que tem uma visão ampliada do usuário de drogas.
Onde encontrar o tratamento psiquiátrico?
O tratamento psiquiátrico para viciados é comumente encontrado em clínicas de reabilitação.
Essas instituições visam combater o vício em drogas de forma que o sujeito possa voltar a viver em sociedade. Todo o trabalho feito nessas clínicas objetiva reabilitar a vida profissional e social do indivíduo.
Neste trabalho, o psiquiatra entra como o profissional indispensável para alcançar o objetivo da clínica. Mas ele não está sozinho.
Ele conta com uma equipe de profissionais composta por psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e muitos outros.
Cada profissional com o saber de sua área contribui para a reabilitação integral do sujeito. Ou seja, o tratamento não visa combater a droga de forma isolada, mas sim recuperar toda vida do paciente.
Por isso, se tem algum familiar nessa situação, não deixe de procurar ajuda para ele no Grupo Clínica de Reabilitação. O vício em drogas tem tratamento.
Formulário de contato
Por favor preencha todos os campos