Precisa de Ajuda?

Tratamento em clínica de recuperação de dependentes químicos


O tratamento em clínica de recuperação de dependentes químicos é um dos mais eficientes que existem. Isso porque, nessas instituições o tratamento é feito de forma global. Isto é, as intervenções terapêuticas visam recuperar todas as áreas do dependente, como profissional e familiar por exemplo.

No artigo de hoje, você vai saber um pouco mais sobre esse tipo de tratamento e entender como funciona uma clínica de recuperação de fato. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e após isso não deixe de procurar tratamento. A dependência química é uma doença que tem cura. Boa leitura!

Entenda o que é uma clínica de recuperação 

A clínica de recuperação é um lugar destinado ao tratamento de dependentes químicos. A dependência química pode ser tanto por álcool quanto por drogas.

Essas instituições contam com uma equipe multiprofissional que visa recuperar o usuário para viver de forma saudável em sociedade. 

Geralmente, boa parte dessas clínicas se localizam em áreas mais preservadas, mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Essa localização é estratégica. O objetivo é garantir ao usuário uma vivência mais tranquila onde ele possa seguir o seu tratamento sem correr o risco de ter uma recaída.

A dependência química é uma doença que tem tratamento

O tratamento em clínica de recuperação de dependentes químicos visa justamente trazer essa consciência para o usuário. Existem pessoas que não procuram ajuda por achar que a doença não tem tratamento. A dependência é tão forte que esses usuários pensam não ter mais jeito.

Mas o fato é que tem jeito sim. Tem cura sim. Porém, os resultados vão variar de sujeito para sujeito. Algumas pessoas se recuperam mais rápido.

Enquanto outros demoram longos meses e até anos para se verem livres da doença. O importante é ter paciência com o próprio processo e acreditar que tudo irá se resolver.

Saiba como funciona uma clínica de recuperação 

A clínica de recuperação trabalha com psicoterapia, medicamentos e internações. Sendo que, nem todos os usuários passam por esses métodos.

A clínica avalia caso a caso e define qual tipo de trabalho será feito com esse usuário.Até porque, é necessário observar a forma como esse indivíduo chegou à clínica.

Há usuários que reconhecem que a dependência química é uma doença e por vontade própria procuram tratamento.

Entretanto, existem casos também onde o usuário não percebe que está se prejudicando e a família opta por fazer uma internação involuntária. Nesses casos, a clínica atua em parceria constante com a família.

Confira os tipos de tratamento para a dependência química 

Atualmente, o tratamento em clínicas de recuperação de dependentes químicos é composto por vários tipos. Eles vão depender da instituição. Porém, os mais comuns são o tratamento interno, tratamento externo e tratamento de internação parcial. Vamos ver a seguir como é cada um deles.

Tratamento interno 

O tratamento interno se caracteriza pela internação do usuário durante 24 horas por dia. Esse tipo de tratamento pode ser de curto prazo, durando alguns dias, ou de longo prazo, durando meses e até anos. Nesta internação, o usuário recebe todos os cuidados necessários e ainda aprende a viver em sociedade.

Tratamento externo

O tratamento externo ocorre em casos mais leves. Nele, o usuário vai até à clínica de recuperação, mas não fica internado lá. O dependente passa pela psicoterapia, recebe medicamentos e participa de certos grupos de apoio. Após, volta para a sua casa e vive de forma normal.

Tratamento de internação parcial 

O tratamento de internação parcial é praticamente uma combinação entre o tratamento interno e externo.

O usuário dorme em casa, porém recebe cuidados terapêuticos em horário comercial, geralmente de 08h às 18h. Esse tipo de tratamento é combinado com o paciente podendo ser alterado ao longo do processo. 

Como escolher uma boa clínica de recuperação?

O tratamento em clínica de recuperação de dependentes químicos requer uma boa escolha clínica. Não é em qualquer instituição que o tratamento deve ser feito. Por isso, escolher um bom lugar para se tratar é fundamental para que os resultados possam aparecer de fato.

Para isso, você precisa realizar uma boa pesquisa de todas as clínicas, principalmente daquelas mais próximas à sua residência. Assim, você evita transtornos com localização, por exemplo.

É bom também fazer uma visita ao local e conversar com os profissionais de lá. Quanto mais segurança na instituição, melhor será.

Esperamos que tenha gostado da leitura! No Grupo Clínica de Reabilitação você encontra conforto, excelência e segurança, fale com nossa equipe!  

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail