Blog
Como lidar com a recaída de um dependente químico
Compartilhe:
Como lidar com a recaída de um dependente químico: O ideal é você já estar prevenido ou precavido, e não esperar que a recaída aconteça para, então, procurar ajuda. Normalmente, quando o viciado em drogas é internado em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, toda a família recebe orientações sobre como lidar com o vício e isso é essencial ao sucesso do tratamento.
Em primeiro lugar, quem convive com um dependente químico deve estar sempre atento, até para avaliar se foi apenas uma recaída ou se voltou ao vício.
Mas como ajudar um dependente químico que recaiu?
Mas tudo bem, ou melhor, nada bem, pois a recaída já ocorreu e agora você só deseja saber como ajudar um dependente químico que recaiu, o primeiro passo é você estar consciente de que essa pessoa querida não voltou nem está entregue ao vício, apenas teve uma queda.
Confira a seguir 10 dicas de como ajudar um dependente químico corretamente:
- Análise de comportamento
- Dê espaço para o dependente
- Cuidado com as perguntas
- Não culpe ou critique
- Ajude a reconhecer o perigo
- Procure um grupo de reabilitação
- Identifique as causas
- Tente consultas com psicólogos ou psiquiatras
- Procure maneiras criativas para apoiá-lo
- Procure uma casa de recuperação
Seja compreensivo e demonstre empatia
Por trás dos tanto motivos que levam uma pessoa a usar drogas e se tornar adicta há pendências emocionais, questões internas mal resolvidas, e sentimentos retidos. Para que você tenha como ajudar um dependente químico que recaiu, compreenda sua luta, sua fragilidade e se mostre empático(a), dialogando numa boa e sem julgamentos – mostre que você está presente e disposto a ajudar!
Busque ajuda de um profissional
Ao conversar com o indivíduo que recaiu, e isso quando ele estiver lúcido, sugira o retorno à terapia comportamental cognitiva, método utilizado em clínica de recuperação para dependentes químicos. Se a pessoa sentir que está fraquejando, além de dar apoio, manter-se um tempo afastada em uma unidade de internação pode ser uma forma de como ajudar um dependente químico que recaiu.
Preencha o dia com atividades sadias
Manter a mente ocupada e distraída com atividades sadias, que proporcionem bem-estar e também senso de utilidade, ajudará o indivíduo que teve recaída a mudar o foco. Sendo assim, tente mexer um pouco na rotina e insira a prática de esporte como corrida, por exemplo, ou musculação, investindo em qualidade de vida.
A família é essencial não apenas durante uma recaída, mas ao longo de todo o processo.
Esse apoio faz parte da recuperação, e a falta dele pode piorar o quadro.
Ao mesmo tempo, o familiar não pode achar que fez algo de errado, e talvez também precise de ajuda para se fortalecer emocionalmente.
Por isso, fazer parte de um programa de apoio para dependentes químicos pode ajudar a entender o que está acontecendo e dar o suporte adequado.
Vale estar atento aos sintomas, ver como a pessoa está se comportando e se existem indícios que pode recair novamente, caso queira conte com o Grupo Clínica de Reabilitação.
Formulário de contato
Por favor preencha todos os campos