Precisa de Ajuda?
19/08/2021

Dependente químico manipulador: como ajudar e procurar ajuda profissional?


Compartilhe:

Dependente químico manipulador: como ajudar e procurar ajuda profissional? Essa pode ser uma das perguntas mais difíceis de se responder. Como ajudar alguém que manipula as pessoas para conseguir qualquer lucro que seja? Como acreditar nas palavras e confiar em suas atitudes? 

São perguntas que rondam a cabeça de familiares e amigos que tem um dependente químico nesta situação e neste comportamento.

A escuta, atenção e paciência são fenômenos indispensáveis para conseguir ajudar. Mas existem outros pontos também. Continue a leitura do texto e saiba mais sobre esse tipo de usuário. Boa leitura!

Entenda a relação entre a manipulação e a dependência química

A dependência química se caracteriza pelo consumo excessivo tanto de drogas como de álcool. Essas substâncias por sua vez são tóxicas, viciam e acarretam diversos problemas para a vida do sujeito. Um deles e altamente devastador é o prejuízo na área financeira. Afinal, o usuário precisa de dinheiro para alimentar o vício.

Mas o que acontece em alguns casos, é que certa inteligência do sujeito é preservada. Com isso, o dependente químico acaba utilizando o artifício da manipulação para conseguir alimentar o seu vício. Se for bem executado, o usuário de drogas consegue até mesmo se manter manipulando outras pessoas. 

Esse tipo de pessoa é muito difícil para convencer ao tratamento. Principalmente quando ela está convencida de que não precisa de ajuda.

Mas assim como praticamente tudo na vida, existe um ponto onde o manipulador pode falhar. É necessário conhecer esse mecanismo para então combatê-lo.

Como lidar com a manipulação do dependente químico?

Dependente químico manipulador: como ajudar e procurar ajuda profissional? Antes de responder essa pergunta de forma mais objetiva, é necessário saber como lidar com esse tipo de dependente.

Você pode ter os melhores tratamentos em mente, mas se deixar ser vencido pela manipulação do sujeito, de nada vai adiantar.

Geralmente, o usuário se coloca no lugar de vítima para conseguir tudo o que deseja. Relata sentimentos de culpa, medo e até vergonha. Diante disso, ele “desperta” a sensibilidade de quem está ouvindo o seu relato. Para combater essa manipulação, algumas dicas são importantes, como:

  • Tenha em mente que a manipulação faz parte do quadro clínico do dependente;
  • Esteja atento a qualquer movimentação que o usuário possa fazer e sempre se questione sobre as motivações;
  • Fuja da codependência emocional;
  • Evite sentimentos de culpa;
  • Não aceite as ameaças do usuário.

Como ajudar esse tipo de usuário?

Ajudar um dependente químico manipulador não é uma tarefa fácil. Ele pode simular que está entendendo tudo que você está falando e até iniciar um processo de tratamento. Mas de forma surpreendente, quando menos espera, ele sai do tratamento e retorna para a situação anterior.

Para ajudar esse tipo de pessoa, você precisa ter muita paciência e procurar conhecer bem o usuário. Desta forma, você vai conseguir distinguir os momentos onde ele está manipulando ou não. Após, uma boa conversa deve ser construída para mostrar ao usuário a importância do tratamento da dependência química.

Onde buscar ajuda profissional?

Dependente químico manipulador: como ajudar e procurar ajuda profissional? Agora é hora de falar da segunda etapa da pergunta. Como procurar ajuda profissional? Para responder essa pergunta é necessário saber onde procurar esse tipo de ajuda. Assim, você saberá como pedir.

Primeiramente, você deve procurar uma clínica de reabilitação, local especializado para o tratamento de dependentes químicos. Lá você vai conversar com o médico psiquiatra que vai fornecer orientações de como proceder com o usuário. Deste modo, uma parceria será desenvolvida visando a melhoria do sujeito.

Para concluir

Ajudar um dependente químico manipulador é uma tarefa bem complicada. As pessoas ao redor nunca sabem quando o usuário está sendo sincero ou não. Em todo o caso, lembre-se de que ele manipula as pessoas visando um desejo maior. Neste caso, ele objetiva a aquisição das substâncias tóxicas. 

A atenção ao seu comportamento e a ajuda de um profissional são processos fundamentais para incluir o indivíduo em um tratamento. Se necessário for, procure envolver mais pessoas no processo, como amigos, conhecidos e até mesmo vizinhos, por exemplo. Cuidar do vício é doloroso. Quanto mais apoio, melhor será.
 
Não hesite em procurar ajuda do Grupo Clínica de Reabilitação e tenha paciência para as mudanças acontecerem. Até a próxima! 

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail