Precisa de Ajuda?
19/08/2021

Posso ser internado compulsoriamente?


Compartilhe:

Posso ser internado compulsoriamente? Já te adiantamos que a resposta é sim! Você pode ser internado de forma compulsória sem que haja qualquer objeção de sua parte. Mas para te tranquilizar, esse tipo de internação só deve ser solicitada em casos específicos e em lugares próprios para isso.

No artigo de hoje você vai saber sobre esses pontos da internação compulsória e saberá como ela funciona na prática. No final do texto você ainda encontrará um conselho valioso. Leia o texto até o final e saiba tudo sobre esse tema.

Entenda como funciona a internação compulsória

A internação compulsória é liberada por lei desde 2019. A Lei 3.840 é quem garante a permissão desse tipo de internação.

O modelo de tratamento é feito contra a vontade do usuário, o que acaba se confundindo com a internação involuntária. Mas as duas apresentam diferenças significativas principalmente na solicitação.

A solicitação compulsória também é involuntária, pois é feita contra a vontade do indivíduo. Porém, com a nova Lei sancionada no governo Bolsonaro, a autorização não precisa passar pela decisão judicial.

Ou seja, familiares, amigos ou até mesmo profissionais da saúde podem pedir a internação compulsória para o indivíduo.

Sendo que, este tipo de internação só pode ser feito em hospitais gerais e em serviços de Saúde aptos para atender esse tipo de demanda.

O pedido é feito junto a clínica de reabilitação, onde a mesma fará o resgate do dependente químico. Toda a equipe trabalha com cuidado para guardar a integridade do usuário.

Quem pode solicitar a internação compulsória?

Posso ser internado compulsoriamente por algum familiar? A resposta é sim! Como explicamos no tópico anterior, a aprovação da internação compulsória não precisa ser liberada pela justiça.

Neste sentido, qualquer pessoa pode procurar uma clínica de reabilitação e pedir a internação para o usuário.

Se esta pessoa tiver família, a família poderá fazer o pedido. Caso o dependente químico não tenha nenhum familiar ou amigo, qualquer profissional da saúde pode também fazer o pedido. Basta conversar com o médico psiquiatra.

Entretanto, é importante salientar que em todos os casos, o psiquiatra avaliará a situação de cada usuário.

Ele vai avaliar se de fato o sujeito precisa desse tipo de internação ou não. Até porque, o tratamento involuntário só deve ser selecionado em último caso. Saiba mais sobre isso no próximo tópico.

Veja em que casos a internação compulsória é necessária

Algumas pessoas se perguntam “será que posso ser internado compulsoriamente?” justamente pela existência de algum tipo de medo. Mas fique tranquilo! Não são todos os casos que precisam desse tipo de internação. Se você está com medo, talvez nem você precise ser internado compulsoriamente.

Esse tipo de internação só é indicado nos casos onde o indivíduo perde a capacidade de gerir os seus próprios atos e coloca em risco a sua vida e a de outros também.

É claro que ele não aceitará ser tratado. Por isso, o procedimento pode ser difícil no início ocorrendo muita resistência. Mas só neste caso é necessário!

Em qual lugar é feita a internação compulsória?

Posso ser internado compulsoriamente em qualquer lugar? Não! A Lei que permite esse tipo de tratamento lista os locais certos para realizar o procedimento. 

Dentre esses locais estão os hospitais gerais e as unidades de saúde. As mais comuns e especializadas são as clínicas de reabilitação.

As clínicas de reabilitação oferecem um cuidado multiprofissional para o usuário que objetivam sua recuperação biopsicossocial. Enquanto o paciente estiver internado ele recebe outras intervenções terapêuticas, como psicoterapias e medicações, por exemplo.

Conclusão

Ao longo do texto você viu que não são todos os dependentes químicos que precisam de internação compulsória. Porém, ela pode ser realizada sempre que houver necessidade real e ainda ser solicitada por qualquer pessoa. Então, se você está nessa situação saiba que isso pode ocorrer.

É por isso que sempre recomendamos a internação voluntária. Quando o usuário entende e aceita que a dependência química é uma doença que precisa ser tratada, o processo do tratamento se torna até mais leve, tranquilo e rápido. Uma internação que duraria semanas pode até mesmo durar dias!

Por esse motivo, não deixe de procurar ajuda do Grupo Clínica de Reabilitação. Saiba que há uma equipe acolhedora, te esperando de braços abertos!

Até a próxima leitura! 
 

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail