19/08/2021

Como ajudar uma pessoa viciada que não quer?

Como ajudar uma pessoa viciada que não quer ajuda? Essa é a pergunta mais angustiante para quem tem um familiar ou amigo nessa condição. A dependência química é uma doença que devasta qualquer um.

Quando o usuário não tem consciência dessa comorbidade, os efeitos podem ser letais.

Por saber disso, decidimos selecionar algumas dicas para você conseguir ajudar um usuário que não quer se tratar. A primeira delas é escutar o dependente químico e entender suas razões, seus motivos. Para saber mais sobre esse ponto veja o tópico a seguir.

Escute a pessoa

Todo comportamento tem um motivo. Se essa pessoa não quer ajuda para se tratar é porque alguma coisa está acontecendo. É preciso escutá-la para saber o que há por trás dessa resistência.

Pode ser um medo quanto a clínica de recuperação... Uma falta de consciência sobre a doença... Vergonha de pedir ajuda para um profissional...

Enfim, as razões podem ser inúmeras. Por isso, o primeiro passo para esse tipo de usuário é escutar o que ele tem a dizer. Após ouvir tudo, procure achar soluções junto com o dependente.

Ele precisa saber que não está sozinho nessa jornada de tratamento. Mas sobre esse quesito falaremos um pouco mais a frente.

Explique que a dependência química é uma doença

Outro ponto para saber como ajudar uma pessoa viciada que não quer tratamento é explicar-lhe que a dependência química é uma doença.
Alguns usuários não aceitam ajuda justamente por não se reconhecerem como doentes. Eles acham que não estão doentes e por isso não precisam passar por um tratamento.
É necessário fazer essa pessoa entender que a Organização Mundial de Saúde considera a dependência química como uma doença séria, progressiva e que pode ser fatal.
Se não for tratada, essa doença pode levar o indivíduo à morte. Por essa razão, sente com o usuário e converse com ele. Leve informações sobre a doença.

Ofereça ajuda

O tratamento de qualquer doença não é um processo fácil. Quando se fala em tratar dependência química o processo é ainda mais doloroso.
É importante o usuário contar com a ajuda de pessoas próximas para passar por todas as etapas do tratamento. A falta dessa ajuda pode ser um dos motivos pelos quais o usuário não quer se tratar.
Você deve deixar bem claro para o dependente químico que estará com ele durante todo o processo. Seja para dar apoio financeiro ou para dar apoio moral.
Se o usuário não tiver nenhuma ajuda para iniciar o tratamento, certamente ele irá desanimar. É preciso ficar atento quanto a isso. Esteja presente!

Mostre as instituições de tratamento que existem

Para saber como ajudar uma pessoa viciada que não quer ajuda, você precisa pesquisar as instituições de tratamento.
Hoje em dia existem várias clínicas de reabilitação e recuperação que fazem excelentes trabalhos. Pesquise sobre cada uma delas e mostre para a pessoa viciada.
É indispensável o usuário entender que será bem cuidado em uma clínica especializada. Da mesma forma, ele precisa compreender que com um bom tratamento a doença será eliminada.
Não há o que temer. Por isso, mostre a ele que existem instituições de qualidade para fazer o tratamento.

Dependendo do caso pense em uma internação involuntária

Se você já tentou de tudo e ainda assim o usuário não quer ajuda, talvez esteja na hora de você decidir por uma internação involuntária.
Mas nesse caso, a internação involuntária só deve ser feita quando o consumo de álcool ou drogas estiver prejudicando de forma significativa a vida do sujeito.
Como o próprio nome sugere, a internação involuntária é um tipo de tratamento feito contra a própria vontade do indivíduo.
Essa internação é garantida por lei e todo o processo de busca é feito em parceria com a família e com a clínica de reabilitação. Talvez, essa seja a única forma de conseguir ajudar uma pessoa viciada.

Conclusão

Tentar ajudar uma pessoa que não quer apoio é muito difícil. Mas agora que você já sabe como ajudar uma pessoa viciada que não quer se tratar, aproveite e faça as tentativas hoje mesmo.
Lembre-se de que a dependência química é uma doença que pode levar à morte. Por isso, não desista dessa pessoa e tente ajudá-la.

Até a próxima leitura! Grupo Clínica de Reabilitação